Tipo 1 - J1772 (Também conhecido como Yazaki)

Este conector AC de 5 pinos é geralmente encontrado em veículos americanos e asiáticos.

  • 230V em corrente alternada
  • limite de 32 amperes monofásicos, o que equivale a uma potência de até 7,4kW.

É usado em veículos como o Mitsubishi Outlander PHEV, Nissan Leaf, e Opel Ampera.

Veículos com este tipo de conexão podem aceitar uma velocidade de carga de até 7,4kW (alguns modelos só permitem uma menor potência), mas não uma carga rápida. Os fabricantes oferecem frequentemente como padrão ou como opção a possibilidade de adicionar um segundo conector (CHAdeMO), que permite que o veículo seja ligado a um ponto de carga rápido.


Tipo 2 - IEC 62196 (Também conhecido como Mennekes)

Este é um conector AC de 7 pinos geralmente encontrado em veículos europeus.

  • Tensão trifásica máxima de 400V
  • 63 amperes em corrente alternada (43kW), dependendo do modelo do veículo.

Este conector também permite recarregar a qualquer potência inferior, pois permite recarregar tanto monofásica como trifásica. É utilizado em veículos como o Audi A3 e-tron, BMW i3, Renault Kangoo e o Volvo V60 PHEV.

Alguns fabricantes oferecem a opção de adicionar dois pinos extras ao conector Mennekes, para permitir o carregamento rápido em DC. Este conector combinado é chamado de CCS Combo.


CCS COMBO

Cada vez mais veículos elétricos chegam ao mercado com um novo tipo de conector combinado chamado CCS Combo, que permite que o veículo utilize tanto pontos de carregamento lento, semi-rápido e rápido. Veículos com este tipo de ligação podem atualmente aceitar uma velocidade de carregamento até 50kW, embora já estejam em curso trabalhos para utilizar potências de 150kW ou superiores.

Esta é a norma de carregamento rápido utilizada pelos fabricantes europeus, para além do sistema aprovado pela Comissão Europeia e que é obrigatório instalar em qualquer carregador rápido na Europa, sendo opcional a instalação de outros sistemas de carregamento rápido, como o CHAdeMO.


CHAdeMO

O padrão CHAdeMO é baseado num conector, que é mais volumoso e mais difícil de manusear que o CCS/Combo, geralmente disponível apenas em veículos asiáticos. A potência máxima de carga na sua primeira especificação é de 500V DC e 125 amperes (62,5 kW), embora os carregadores comerciais sejam normalmente limitados a 50kW ou menos.

Este conector nem sempre é padrão em veículos elétricos, por isso pode ter que ser incluído como opcional.